O empreendedorismo FOI “a exame” na Universidade do Porto



20 de Abril, 2017





O evento Estados Gerais do Empreendedorismo, realizado a 20 de Abril, teve como principal propósito a discussão do panorama actual do empreendedorismo e os principais desafios e oportunidades que se colocam. Organizado pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto, CEdUP, reuniu mais de 100 pessoas na Reitoria da Universidade do Porto.

“Antes de podermos festejar [alusão ao StartUP Fest’17], é essencial que todos percebam o estado atual do ecossistema empreendedor da U. Porto: esta é uma das principais missões do Clube como um clube agregador de iniciativas, pessoas e empresas, criando sinergias para um ecossistema mais valioso e eficiente. Para isso, é fundamental entender a visão não só interna como de todos os parceiros que nos ajudam nessa missão”, afirma Bernardo Pequito, presidente do CEdUP.








A primeira parte do evento teve como principal foco a visão interna do tema e contou com
Cláudia Silva (UPTEC), João José Pinto Ferreira (Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico/MIETE) e Maria Oliveira (U.Porto Inovação), numa conversa moderada pelo António José Gouveia (Jornal de Notícias).

Já na segunda parte, assistiu-se à visão do painel externo à Universidade do Porto numa conversa dinamizada por Sandra Pereira, pivô de informação da RTP, com intervenções valiosas de Alexandre Teixeira dos Santos (Sonae Investment Management), Filipe Araújo (Câmara Municipal do Porto), Miguel Henriques (Federação Nacional de Associações de Business Angels) e Rafael Rocha (ANJE).

Antes do encerramento da sessão pelo Reitor da U. Porto, em jeito de balanço Carlos Melo Brito, pró-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo, resumiu os principais desafios e oportunidades do ecossistema empreendedor da Universidade do Porto: “Talento, redes, escala, mundo, imagem e ambição”.





O movimento global fuckup nights chegou, finalmente, ao porto pela mão do clube



06 de Abril, 2017







No meio de tantas histórias de insucesso, a primeira edição das FuckUp Nights Porto foi uma história de sucesso com o selo do Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CEdUP). No dia 6 de Abril, o Hard Rock Cafe viu uma das suas mais emblemáticas salas repleta de um público heterogéneo mas com uma característica em comum – vontade de aprender.

Depois de passar por mais de 200 cidades em todo o mundo, foi a vez de a Invicta acolher este conceito criado na cidade do México por um grupo de 5 amigos: partilhar histórias de fracasso num ambiente descontraído.

Francisco Matos, vice-presidente do CEdUP, revela que “Este evento foi um desafio autêntico: por ser o primeiro teste deste conceito na Invicta e por ter sido organizado em muito pouco tempo (…) mas este painel e esta sala cheia comprovam o que o Clube de Empreendedorismo tem vindo a cultivar: a cidade do Porto respira Empreendedorismo”.






O painel de oradores foi composto por Miguel Neiva, que partilhou de que forma é que as suas “frustrações positivas” o fizeram alcançar o sistema de identificação de cores para daltónicos – ColorADD; André Bianchi Figueiredo, um dos fundadores da empresa da área da robótica Omnita, que exemplificou através de uma antiga empresa criada por um grupo de amigos como é difícil querer introduzir a inovação num determinado mercado; Álvaro Ferreira, engenheiro e apaixonado por startups, que através de uma apresentação mais genérica identificou as fases de criação de uma startup mais propícias a um fracasso; e, por último, o Rui Santos Couto, CEO da Musicverb, que partilhou de que forma é que passar os seus anos de faculdade em aldeias a promover festivais de música o ajudaram a ser um empreendedor de sucesso.

Para terminar em grande e com muito networking, um dos objectivos das FuckUp Nights, oradores e participantes jantaram no Hard Rock Cafe.





Startup Fest leva a festa do empreendedorismo à Baixa do Porto





04 de Junho , 2016



A Baixa esteve em festa no sábado, 4 de junho, para celebrar os sucessos alcançados pela comunidade empreendedora da Universidade do Porto. Durante todo o dia, a Praça Gomes Teixeira serviu de palco do primeiro Startup Fest organizado pelo CEdUP – Clube de Empreendedorismo da U.Porto.





Conferências, workshops, uma mostra de startups e muita música e animação fizeram parte do programa desta festa do empreendedorismo made in U.Porto.


João Koehler, Presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários e um dos “tubarões” portugueses televisivos, Carlos Oliveira, Presidente da Invest Braga e ex-secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, e Ana Lehmann, diretora da Invest Porto, são alguns dos investidores e empreendedores que marcaram presença neste festival inédito.


A manhã foi dedicada ao “Devel:UP”, um conjunto de iniciativas de capacitação da comunidade académica que se desenvolverá através de workshops dinâmicos. A partir das 14 horas, abriu a “Startup Showcase”, uma mostra de startups em pleno coração da cidade, que surge como uma oportunidade para estas jovens empresas testarem novos produtos e conceitos e interagir com potenciais clientes.


A festa propriamente dita teve início às 16 horas, com o “Startup Showtime”, um espetáculo que teve como principal atração o que de melhor se faz em empreendedorismo na Universidade do Porto. Criadores de startups já com sucesso no mercado internacional e em início de vida deram os seus testemunhos entre empresários e responsáveis de programas de apoio ao empreendedorismo, partilhando sucessos e insucessos (temporários). Entre os casos de sucesso em destaque estiveram duas empresas geradas no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC): a Uniplaces, uma plataforma online para alojamento de estudantes universitários que já angariou cerca de 22 milhões de euros em investimento internacional – o valor mais elevado alcançado por uma empresa portuguesa –, e a Iguaneye, uma startup de um novo conceito de calçado, que já vende para todo o mundo e já faturou mais de 320 mil euros.


Foram também neste espaço anunciados e apresentados ao público os três principais prémios da edição deste ano do iUP25k, o concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto.


No final, o DJ Rui Magalhães assegurou a animação da praça e da “Startup Party”, um momento de networking e cocktails que uniu todos os que contribuíram para um ano de sucesso da comunidade empreendedora da Universidade do Porto.

O Startup Fest é um evento de promoção de empreendedorismo 100% gratuito para startups e participantes, promovido pelo CEdUP - Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto.